23 Itens que toda decoração minimalista deve ter

Muito espaço, praticidade e funcionalidade. Poucos móveis e elementos unicamente decorativos quase ausentes. Esse é o conceito do minimalismo, estilo de decoração baseado no essencial, onde cada elemento utilizado tem uma função e uma razão de estar na composição do ambiente.

Menos é mais. Com essa premissa, os espaços são elaborados com mobiliários contemporâneos de linhas retas e cores neutras, além de traçados geométricos simples, ao invés de curvas. A ideia é subtrair tudo aquilo que é desnecessário, valorizando o que é, de fato, indispensável no dia a dia.

Confira uma seleção de móveis que se encaixam no lifestyle minimalista e inspire-se!

1. Revestimento Urbanwood – Decortiles:
A fusão da madeira de demolição com o concreto aparente, materiais típicos do minimalismo, inspirou a coleção Urbanwood. Tonalidades de branco e cinza harmonizam-se perfeitamente, contrastando a beleza natural da madeira com a interferência dos trabalhos artesanais.

2. Luminária de piso Orbis Chrome – FAS Iluminação:
Além do seu design moderno, com traços simples e elegantes, a luminária Orbis destaca-se, também, pela funcionalidade: através de suas hastes flexíveis, é possível colocá-la em diversas posições, de acordo com a necessidade do momento.

3. Espelho Trígono – Meu Móvel de Madeira:
Sutil e com toque minimalista, Trígono possibilita a personalização através de acessórios úteis que o acompanham: é possível optar pelo cabideiro ou por uma prateleira, que ficam na parte inferior do espelho, sem atrapalhar sua principal função.

4. Sofá Becca, com design de Luan Del Savio – Piu Mobile:
Um sofá confortável é um item indispensável na sala de estar. Produzido com estrutura de madeira de reflorestamento, base em aço carbono e almofadas de encosto soltas, que garantem o máximo de aconchego.

5. Mesa de Centro Arcos – Dieedro:
Com linhas fluidas e sofisticação, a mesa de centro Arcos pode ser composta ou sobreposta. É possível fazer uma personalização no ambiente com cores, que podem ser uniformes, diversificadas ou, ainda, utilizar a peça individualmente.

6. Tapete Zili Milano – By Kamy:
A textura configura o design desta obra-prima chinesa, especialmente por causa do ponto zili. Através do tratamento rústico da lã e do algodão, o Zili Salizada se tornou o tapete básico, complementando qualquer tipo de decoração.

7. Linha para banheiros Zeta – Interbagno:
Com cores clássicas, como o branco e o preto empregado a um metal fosco, a linha Zeta traz itens essenciais para o banheiro, como o porta sabonete.

8. Minibrick Cimento – Eliane Revestimentos:
O revestimento com aparência de tijolo aparente é um elemento que conta a própria história, levando romantismo e nostalgia. Conferindo um toque de rusticidade aos ambientes, recebem o aspecto de cimento em diferentes tons de cinza.

9. Estante Heaven – Glass11:
Assinada por Camilla D’Anunziata, a estante Heaven faz parte da coleção realidade 4D, que busca significado no invisível e no imaterial. Seus módulos transparentes e linhas retas encaixam-se no conceito do minimalismo.

10. Pendente Preto Cobre – Lustres Yamamura:
Com desenho em linhas retas, a peça em aço traz shape coordenado ao acabamento em preto e cobre, características marcantes do design minimalista.

11. Luminária Nero – Carbono:
Com design do estúdio Select ID, a peça é produzida em mármore Nero. Nesse desenho, a lâmpada ganha evidência, valorizando o mínimo de cada material.

12. Cama Piuma – Natuzzi:
O contorno gracioso da cama Piuma é destacado por um detalhe original: o folho que corre ao redor dela, oferecendo o máximo de conforto. Com design de Claudio Bellini, a cama possui diferentes tamanhos disponíveis.

13. Mesa Lateral Cinamo – Adendo:
Com design de Fabrício Roncca, a mesa lateral Cinamo produzida em mármore, aço carbono e laca metalizada, é ideal para atender diferentes necessidades, seja para o apoio de objetos ou para ser utilizada durante as refeições.

14. Mesa Lateral Rudã – DonaFlor Mobília:
A Rudã já leva em seu nome o peso simbólico da cultura indígena. Para valorizar o passado, a designer Daniela Ferro finaliza a peça com detalhes que ressaltam a particularidade da indumentária indígena. Formas simples e claras destacam a unicidade das peças e revelam seu encanto.

15. Mesa de Centro Peão – Clami:
Desenhada por Larisa Diegoli, a mesa de Centro Peão traz a valorização das formas simples e essenciais, a partir de uma estrutura em aço carbono e tampo de vidro.

16. Granito Gold Macaubas – Guidoni:
Os veios cinzas saltam do fundo total white do fundo da pedra, em uma estética visual que encantam. Os traços naturais parecem criar desenhos e abstrações diversas sobre a superfície, em uma espécie de “dança” ritmada.

17. Luminária de chão John – Dimlux:
Com design de Gustavo Di Menno, a luminária John, com base de cimento e tubo de cobre, apresenta a elegância da simplicidade e a facilidade de locomoção, atendendo o complemento luminoso necessário dos cômodos.

18. Luminária de Piso Adobe – Decameron:
Com design de Guilherme Wentz, a peça é feita em alumínio, mármore, vidro soprado e led, buscando o mínimo estrutural para alcançar o equilíbrio. Muito além de “a forma segue a função”, a peça busca na natureza a inspiração para otimização de recursos e formas.

19. Poltrona Paulistano – Futon Company:
Ideal para ambientes contemporâneos, a Paulistano, assinada por Paulo Mendes da Rocha, tem estrutura de aço pintado num branco acetinado, vestida por uma capa de lonita, disponível em várias opções de cores, para criar composições personalizadas.

20. Mesa de jantar Casablanca – Cecilia Dale:
Mesas de jantar são indispensáveis para refeições confortáveis. A Casablanca é produzida em laca e vidro, materiais cleans e versáteis, ideais para ambientes com pouca interferência de cor, como os minimalistas.

21. Torneira para Lavatório de Mesa, Linha Industrial – Docol:
Como nome da linha sugere, a torneira Industrial carrega em seus detalhes a beleza da imperfeição. As peças são montadas na forma bruta e a parte externa não recebe tratamentos posteriores, mantendo-se em seu estado original. Já no interior, todos os componentes que garantem durabilidade e economia de água.

22. Mesa lateral Soiê – Saccaro:
Partindo do princípio da leveza, surgiu a mesa lateral Soiê. Com uma estrutura slim, mas com toque de elegância, possibilita uma infinidade de composições, acrescentando elementos da mesma linha, que se encaixam e combinam entre si.

23. Banqueta Lina – Empório das Cadeiras:
Com design de Daniela Ferro, a banqueta Lina é inspirada na arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Com estrutura leve, a peça traz formas geométricas com detalhes em balanço – em uma lembrança do vão livre da arquitetura, característica marcante de Lina – combinada à concha em compensado moldado que integra assento e encosto.

Karina T Gularte |arquiKarina|
Karina T Gularte |arquiKarina|
Karina é arquiteta e urbanista, especialista em interiores e marcenaria. Graduada na UNIRITTER em 2014 atua na area há 9 anos é apaixonada por tudo aquilo que faz. Tem 31 anos, é casada com um historiador e tem uma gata siamesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
%d blogueiros gostam disto: