Dicas do blog ArquiKarina na Revista comemorativa da Bartz Planejados

            A Bartz Planejados lançou, no dia 5 de setembro, a revista comemorativa dos 20 anos da marca, com um editorial todo voltado para o estilo de vida dos seus clientes. Entre entrevistas, historia da fundação e a historia da família Bartz, o blog ArquiKarina – da arquiteta Karina T. Gularte –  foi convidado para escrever em uma de suas colunas sobre dicas cozinhas planejadas.

Confira a coluna na integra aqui:

Qual é a diferença entre o exaustor, a coifa e o depurador?

Uma grande duvida geral que vejo que muitos tem é sobre a diferenças entre a coifa, o depurador e o exaustor. Muitos perguntam: É tudo a mesma coisa?  A resposta é : Não! Eles são eletrodomésticos parecidos com funções parecidas,mas não iguais.Seus usos são  adaptados para cada tipo de cozinha ou ambiente. Então vamos la:

Exaustor

O exaustor é o mais simples de todos. fim

O exaustor puxa o ar quente de um ambiente e substitui trazendo ar novo de fora da casa. e instalado direto no teto/gesso porque o ar quente é  mais leve e ele sobe enquanto que o ar gelado é mais pesado e então ele desce. Ele não tem nada diretamente ligado a função de puxar a gordura. Na verdade ele pode ser usado em qualquer comodo, como em banheiros por exemplo.

Ele precisa ser ligado em um duto de ar com saída para o teto ou uma parede que da para a rua, então para se instalar um desses sera necessário uma pequena obra.

Depurador

O depurador é a instalação mais barata para tirar o cheiro e a gordura da cozinha.

Ele não necessita de saída para fora de casa, porque a função dele não é  de troca de ar e sim de filtrar o ar sujo e devolver o mesmo pra o ambiente. Por sua potencia ser baixa, muito mais baixa do que a quantidade de “ar sujo” que ele precisa filtrar  o resultado  é que ele vai acabar  tirando apenas metade do cheiro e gordura.

Coifa

A coifa é a solução mais cara de todas, e vale a pena para quem precisa pois  chega a ter uma eficiência de 90%. 

Ela pode ser usada como um depurador: A coifa pode ser um depurador mas um depurador não pode ser uma coifa, entendeu?

O problema é que para ela ser usada como coifa, ela vai precisar da tubulação para fora da cozinha  o que pode ser um probleminha para uma cozinha pequena. E  é ae que ela vira um um tipo de exaustor, pq se ele fazer troca de ar ,então ele sera um exaustor – so que exclusivamente na cozinha.

Agora, algumas dicas que também podem ajudar na escolha dos três:

  • Cozinhas pequenas normalmente usam depuradores
  • Depuradores precisam de mais limpeza que coifas, mas são mais baratos e requerem menos reformas
  • Em ambientes grandes como cozinhas americanas deve-se levar em consideração usar coifas
  • Todas as opções devem ser ligeiramente maiores que o fogão, tenha atenção ao tamanho.
  • A distância entre eles e o fogão deve ser entre 50 e 70 cm.
Karina T Gularte |arquiKarina|
Karina T Gularte |arquiKarina|
Karina é arquiteta e urbanista, especialista em interiores e marcenaria. Graduada na UNIRITTER em 2014 atua na area há 9 anos é apaixonada por tudo aquilo que faz. Tem 31 anos, é casada com um historiador e tem uma gata siamesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
%d blogueiros gostam disto: